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6 de August de 2020

– 8 Dicas para se tornar um empreendedor

O brasileiro tem o empreendedorismo no sangue.

 

Por mais que você já tenha ouvido o contrário, saiba que o talento corre nas suas veias. Você sabia que 98,5% de todas as empresas do país são micro ou pequenos negócios? E que eles produzem cerca de 30% do PIB nacional?

Contudo, existem alguns problemas que atrapalham o brasileiro na hora de empreender e causam grandes empecilhos, gerados por motivos como: falta de planejamento, inexperiência e pouca capacitação, má gestão financeira, problemas na divulgação, entre outros.

 

Embora esses problemas existam, nada consegue barrar a nossa vontade de inovar, então se o seu sonho é ser um empreendedor confira as nossas dicas que podem facilitar a sua jornada, seguindo vários cases de sucesso.

Busque referências: Para a criação dos visuais e também para definir os formatos de edição dos vídeos é interessante procurar diferentes referências. Mas lembre-se que inspiração é diferente de cópia: A intenção aqui é reunir uma bagagem de referências para você poder desenvolver um conteúdo único, que seja interessante e atraia potenciais clientes.

1. Pense em um empreendimento que reflita seus valores

 

 Heloísa Bacellar, fundadora do restaurante Lá da Venda, em 2009, viu seu negócio ser expandido através de uma loja de fábrica e um quiosque no Shopping Jk, um dos mais badalados de SP. 

 

 

A chef e empreendedora recomenda pensar, antes de tudo, em um conceito de empresa que se encaixe no seu estilo. “Assim, você humaniza seu negócio, trabalhando com algo que reflete seus valores”, explica. “Eu jamais poderia ter uma fábrica super mecânica, por exemplo: é o contato com as pessoas que me motiva.”

 

Podemos aplicar isso no modelo de negócio da Akmos, por exemplo: os nossos valores são levar bem-estar completo e gerar experiências transformadoras. Qualquer discurso que fuja disso não combina com a nossa marca e propósitos.

2. Aprimore-se sempre

Invista no seu futuro e aprofunde-se. Faça cursos de gestão, procure órgãos especializados e tente entender o máximo sobre todos os seus stakeholders. Comece fazendo um plano bem elaborado, procurando identificar as necessidades de seu público-alvo e oferecer os melhores produtos e serviços.

 

Além disso, invista em liderança. Liderar pode ser desafiador, porque não existe liderança inata, mas sim hábitos aprendidos. Situações e pessoas diferentes exigem abordagens específicas. Liderança exige customização contínua, então invista em seu desenvolvimento.

 

Leia livros, faça cursos, assista palestras e seminários. Aprenda até mesmo das fontes mais inesperada e esteja aberto a novos aprendizados, pois nós aprendemos com todo mundo, e não só com os melhores. Procure voltar para casa no final do dia sempre com um novo conhecimento.

 

Curiosidade sobre a Akmos: Para os empreendedores da família Akmos, nós oferecemos oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional através da Akmos University.

3. Cuide dos seus clientes e os conheça


Respeite sempre seu consumidor. Além de estimá-lo, mantenha um bom relacionamento e satisfaça todas as expectativas criadas por seu produto ou serviço. Invista em áreas como Marketing, Comunicação e Atendimento para criar uma relação sólida e duradoura. 

 

 

Quanto mais você conhecer o seu cliente, maior será a probabilidade de você ter sucesso. Conheça também seu comportamento, os hábitos e as rotinas de quem você quer atingir. Com essas informações em mãos, é possível personalizar produtos ou serviços, conquistar
os usuários e obter sucesso mais facilmente.

4. Adote estratégias de comunicação

 

Estratégias de comunicação devem ser adotadas em qualquer negócio, seja ele de grande ou pequeno porte. Algumas medidas criativas não possuem grandes custos. Uma newsletter para o e-mail dos seus clientes, informando sobre novidades e promoções, é uma forma relativamente barata de informá-los.

 

Descubra o seu público e o que interessa a ele. É importante saber a idade média, sexo, preferências, região em que vive e comportamento dos seus clientes. Assim, você consegue conversar melhor com seus interesses. Outra dica para isso é analisar a concorrência e outras páginas de interesse.

 

Caso decida começar uma estratégia nas redes sociais, lembre-se de criar um planejamento com um cronograma semanal, com um post diário, por exemplo. Na segunda- feira, fale sobre um dos produtos, na terça-feira, conte uma curiosidade da produção, na quarta-feira, fale sobre comportamento, na quinta-feira, traga uma dica de uso e assim por diante! Depois, faça o planejamento mensal. Lembre-se de manter uma boa frequência!

5. Use e abuse das redes sociais

 

O seu cliente está na internet. E caso você tenha dúvidas sobre isso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o Brasil já tem 116 milhões de usuários de internet. 

O seu consumidor com certeza está nessa parcela, e as redes sociais te dão várias oportunidades para interagir com eles, estreitando laços, conseguindo feedbacks e, principalmente, dando visibilidade para a sua marca. Tudo isso com custos reduzidos, o que geram um aumento nos seus lucros.

Não importa qual é o seu produto, a internet tem compradores assíduos te esperando para vender. (Fonte:https://canaltech.com.br/internet/brasil-tem-116-milhoes-de-usuarios-de-internet-afirma-ibge-
108612/)

6. Ferramentas para redes sociais

 

Agora que você sabe a importância das redes sociais, conheça algumas ferramentas que podem te ajudar:

 

Facebook 

Buffer: Ajuda a gerenciar mensagens diretas e programar posts em determinados dias e horários.

Canva: Um site intuitivo e gratuito para para criar imagens.

 

Instagram 

Postgrain: Serve para agendar posts com data e hora marcadas. A versão gratuita permite até 8 postagens mensais.

Aviary: ideal para tratar e aprimorar fotos. Oferece filtros e stickers.

7. Gerencie seu estoque

 

O gerenciamento de estoque também é um dos pontos fundamentais para o sucesso. Todo empreendedor deve ter em mente que, se vender, precisa entregar. Por este motivo, é importante saber exatamente a quantidade de cada item disponível.

8. Organize sua vida financeira

 

Muitos empreendedores vivem mergulhados em uma completa desorganização financeira, algo terrível para os negócios. Para “sair do vermelho”, o primeiro passo é organizar seu fluxo de caixa. Com planilhas simples, é possível controlar os valores que entram e saem, inclusive com previsões futuras. 

 

Dessa forma o empreendedor terá total controle da situação monetária e poderá planejar o crescimento saudável do negócio.

Se você chegou até aqui, o seu grande sonho deve ser se tornar um empreendedor.

Para ajudar a realizá-lo, temos um convite para você: Vem pra Akmos!

A empresa que cuida de você por inteiro.

 

Acesse: https://saudefinanceira.akmos.com.br/ e saiba mais.
Conquiste sua renda extra com as maquiagens da Akmos!

Esperamos por você!


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