A Chlorella é uma alga rica em nutrientes que tem sido muito comentada por seus benefícios à saúde. Como suplemento, ela tem se mostrado promissora na melhora dos níveis de colesterol e na eliminação de toxinas do organismo.

Este artigo informa tudo o que você precisa saber sobre a Chlorella, inclusive o que ela é, a pesquisa por trás de suas alegações de saúde e como tomá-la como suplemento.

Chlorella em pó ou capsulas? Qual a melhor opção?

A maioria das pessoas recomenda principalmente a compra da Chlorella em pó porque você pode misturá-la com outros alimentos. Você também pode comprar a Chlorella em forma de tablete para uso diário para facilitar o uso e a simplicidade. Ambas são ótimas opções e dependem de sua necessidade e estilo de vida.

Chlorella em cásulas são mais convenientes se você possui uma vida mais ativa fora de casa, pois não requerem nenhum preparo. Você pode levar as cápsulas no bolso e consumi-las a qualquer momento com água, sem se preocupar com qualquer sabor ou odor forte. Na forma de tabletes, pode ser mais fácil incluir a Chlorella em sua dieta diária com o mínimo de problemas.

A Chlorella é repleta de nutrientes e vitaminas, incluindo as vitaminas C e E, zinco, ferro, proteína, clorofila e vários antioxidantes. Você pode obter tudo isso tanto dos tabletes de Chlorella quanto da Chlorella em pó, mas o que é maravilhoso nas cápsulas é que elas podem ser triturados e transformados em pó, se necessário. Nesse aspecto, as cápsulas apresentam maior versatilidade do que o pó.

Benefícios, para que serve a Chlorella e como utilizá-la?

A Chlorella é uma boa fonte de:

Também é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, incluindo riboflavina (B2), tiamina (B1) e folato (B9). Essas vitaminas ajudam o corpo a converter os alimentos em energia, contribuem para a saúde do cérebro e podem reduzir o risco de alguns tipos de câncer.

A Chlorella é repleta de nutrientes. Dependendo de sua fonte, ela normalmente contém cerca de 50-60% de proteína completa com todos os nove aminoácidos essenciais. Isso a torna uma ótima opção para pessoas que seguem uma dieta baseada em vegetais ou para qualquer pessoa que precise de um aumento de proteína.

Além disso, a Chlorella pode oferecer benefícios à saúde, incluindo

Elimina toxinas prejudiciais

Nossos corpos são expostos a toxinas, como metais pesados, por meio da dieta, do estilo de vida e de fatores ambientais, como a poluição. Embora sejam considerados seguros em pequenas quantidades, altos níveis podem levar a problemas de saúde, como doenças ou danos aos órgãos.

Pesquisas descobriram que a Chlorella pode se ligar a esses metais pesados, eliminando-os do sistema antes de serem absorvidos pelo organismo.

Apoio ao coração

Estudos mostram que os nutrientes da Chlorella ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, que podem causar acúmulo nas artérias e sobrecarregar o coração.

Os ácidos graxos e minerais da Chlorella, como o potássio, também diminuem a rigidez dos vasos sanguíneos. Isso melhora a função dos vasos sanguíneos e reduz a pressão arterial. A manutenção do bom colesterol, da pressão arterial e dos vasos sanguíneos reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas.

Redução do risco de doenças crônicas

A Chlorella contém violaxantina – um antioxidante encontrado em folhas verdes – que, segundo estudos, pode reduzir a inflamação. Pesquisas adicionais apontam para outros antioxidantes na Chlorella, como o licopeno, que contribuem para esse efeito.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a inflamação crônica pode levar a diabetes, doenças cardíacas, distúrbios gastrointestinais e artrite. A inflamação é a principal causa de morte no mundo.

A Chlorella também contém uma grande variedade de antioxidantes, como ômega-3, vitamina C e carotenoides, como o betacaroteno e a luteína. Esses nutrientes combatem os danos celulares em nossos corpos e ajudam a reduzir o risco de diabetes, doenças cognitivas, problemas cardíacos e câncer.

Suporte ao sistema imunológico

Os antioxidantes e outros nutrientes da Chlorella demonstraram ter propriedades antibacterianas, antivirais e antitumorais. Em estudos clínicos, a Chlorella aumentou os níveis de glóbulos brancos, o que pode estimular o sistema imunológico e ajudar a combater infecções.

Saúde respiratória

Os efeitos anti-inflamatórios da Chlorella podem ajudar a controlar doenças respiratórias como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Estudos mostram que ela reduz os sintomas, incluindo tosse, chiado no peito ou falta de ar.

A Chlorella também pode promover uma melhor função pulmonar e resistência. Embora sejam necessárias mais pesquisas, um estudo descobriu que ela melhora os níveis de oxigênio nos pulmões. Isso permite uma melhor distribuição de oxigênio pelo corpo e pode promover a resistência aeróbica.

As cápsulas de Chlorella podem ser consumidas de acordo com a dosagem recomendada com um copo de água. Você pode até mesmo transformá-las em um pó e usá-las.

Chlorella: Efeito Detox, como funciona?

As habilidades desintoxicantes da Chlorella são agora indiscutivelmente reconhecidas!

Mas como esse efeito detox funciona?

Até o momento, a Chlorella parece ser a solução natural mais eficaz para a remoção de metais pesados, dioxinas e PCBs. A Chlorella limpa nossos fluidos (sangue, linfa), nossos tecidos, nossos emunctórios (intestinos, fígado, rins, pele, pulmões). Essa limpeza é um pré-requisito essencial para qualquer recuperação de nossa saúde.

Em poucos meses, o consumo regular de 3 a 20 g de Chlorella por dia reduz significativamente os níveis de metais pesados no sangue e na gordura.

A Chlorella é a planta mais eficaz para eliminar de forma natural e segura os metais pesados e as moléculas químicas das quais o nosso corpo tem dificuldade em se livrar. Com o passar dos anos, ele os armazena e eles são fontes de envelhecimento prematuro, aparecimento ou agravamento de doenças, inclusive neurodegenerativas.

Identificação e quantificação de glutationa e fitoquelatinas de Chlorella vulgaris por RP-HPLC ESI-MS/MS e extração sem oxigênio. Simmons DB, Hayward AR, Hutchinson TC, Emery RJ.Anal Bioanal Chem. 2009 Oct;395(3):809-17. doi: 10.1007/s00216-009-3016-1. Epub 2009 Aug 18

Efeito imunoestimulador benéfico da suplementação de curto prazo com Chlorella: aumento da atividade das células natural killer e resposta inflamatória precoce (estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo). Kwak JH, Baek SH, Woo Y, Han JK, Kim BG, Kim OY, Lee JH. Nutr J. 2012 Jul 31;11:53. doi: 10.1186/1475-2891-11-53

Mecanismo hipocolesterolêmico da Chlorella: A Chlorella e sua fração indigesta aumentam o catabolismo do colesterol hepático por meio da regulação positiva da colesterol 7alfa-hidroxilase em ratos. Shibata S, Hayakawa K, Egashira Y, Sanada H. Biosci Biotechnol Biochem. 2007 Apr;71(4):916-25. Epub 2007 Apr 7

Pizzorno J, Murray M Encyclopaedia of natural medicine 2nd edition. Little brown book group London 1998