Blog

21 de January de 2013

Colágeno – Da pele às articulações

Fortalecendo as cartilagens

Quando falamos de colágeno, já vêm em nossa mente produtos ligados à beleza. Certamente este é sinônimo de uma pele mais firme e cabelos mais resistentes, devidos a suas propriedades de sustentação e elasticidade. Menos popular e mais vital, porém, é sua capacidade de fortalecer as cartilagens. As cartilagens atenuam o atrito entre os ossos. Evitando a osteoartrite, ou seja, a inflamação das articulações. Que se desgastam principalmente nos quadris, nas mãos, nos ombros e nos joelhos, e o quadro se acentuam com o envelhecimento e o sobrepeso.

O colágeno é formado a partir de aminoácidos provenientes de alimentos de origem animal. Como carnes vermelhas e ovos. Que vão formar moléculas maiores, chamada de peptídeos. São estes peptídeos que dão origem às fibras colágenas, capazes de amortecer o impacto articular com força comparável à de um fio de aço.

A partir dos 30 anos, esta fabricação celular de colágeno desacelera 1% ao ano. Agravando-se principalmente para as mulheres que entram na menopausa. A queda chega a ser 30% nos primeiros 5 anos, e depois cai para 2% ao ano. Pesquisas apontam que pessoas que apresentam uma dieta restrita a proteína animal. Tais como os vegetarianos, têm uma tendência maior de envelhecer precocemente.

A quantidade ideal de consumo

A boa notícia que é possível evitar este prejuízo com um cardápio que compensa a lentidão do organismo para gerar quantidades adequadas de colágeno ou com suplementação através do colágeno isolado. A quantidade ideal de consumo é de 10 g (dez gramas) de colágeno hidrolisado por dia. O pré-requisito inegociável para ter esta quantidade de colágeno na dieta é a ingestão de proteínas de origem animal, tais como, carnes vermelhas, frango, peito de peru, ovos, queijos, leite e iogurte desnatados. Pelo menos um desses itens tem que estar presente nas principais refeições do dia.

Para assegurar que os aminoácidos sejam convertidos em reforço para a cartilagem, você necessita de nutrientes que funcionaram como catalisadores nas reações químicas que transformaram os peptídeos em colágeno, como é o caso das vitaminas A, C, e E, presentes em alimentos como a cenoura, pepino, laranja e na goiaba; zinco, encontrado nos frutos do mar e na castanha-do-pará; do selênio presentes nas nozes e no arroz preto; do silício, encontrado na aveia, na cevada e na alcachofra; e do cobre, presente nos cogumelos e no fígado de boi.

Já existem vários produtos encontrados nas prateleiras do supermercado que são enriquecidos com colágeno hidrolisado. Vale dar crédito a eles, desde que com o cuidado de escolher uma marca idônea e devidamente certificada.

A suplementação com o colágeno é contraindicada a indivíduos com insuficiência renal crônica, pois pode sobrecarregar os rins.

O mito da gelatina ser a queridinha na produção de colágeno está com seus dias contados. A maioria das gelatinas contém uma quantidade insignificante de proteínas. A exceção são os produtos que contém colágeno hidrolisado. O mesmo vale para as geleias de mocotó e balas de colágeno.

CASAIS PERFEITOS – Combinações à mesa que ajudam na produção do colágeno.

Peixe + Rúcula → O ferro dos vegetais verde-escuros contribui com o processo de formação do colágeno. Aposte em pescados com rúcula e agrião.

Bife + Suco → A bebida feita com laranja e acerola fornecem vitamina C, que é um catalisador no processo de formação do colágeno. A bebida pode acompanhar o bife do almoço.

Frango + Tomate → Para que o consumo do frango resulte em uma fabricação de colágeno eficiente, consuma-o juntamente com o tomate-cereja, que provê o auxílio das vitaminas A e C.

Clique aqui e confira mais artigos sobre Cosméticos

Confira a Linha de Cosméticos Akmos

Quer se tornar um Franqueado Akmos?

Certamente você irá adorar todos os benefícios que a Akmos oferece.

Então aproveite e cadastre-se agora!


4 responses to “Colágeno – Da pele às articulações”

  1. ilma says:

    Muito bom, gostei.

  2. […] Colágeno – Da pele às articulações […]

  3. Mário says:

    Este é o melhor ensinamento, evitar as doenças por meio da alimentação preventiva!

    • Marketing Akmos says:

      Isso mesmo Mário. E ainda queremos ensinar mais e mais.
      Ficamos muito felizes com seu feedback. Obrigado!
      Um abraço e volte sempre ao blog!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Materias Relacionadas

A Família Rénover cresceu!

Lançamos no dia 17 de janeiro o Rénover Hidratante com Nutrição Prebiótica para proporcionar à sua pele todo o cuidado e proteção de que precisa com um hidratante vegano, livre

continue lendo

Natal é tempo de união

A Akmos deseja a você e toda a sua família um feliz Natal, cheio de sorrisos e boas perspectivas para um 2021 feliz e abençoado!

continue lendo

PROTOCOLO DE CONSUMO DOS CHÁS AKMOS

Se é pelo sabor, preço, benefícios ou todos os motivos juntos – é um fato que os chás são os queridinhos da vez. Com essências naturais, proporcionam inúmeros benefícios na

continue lendo
Voltar para o Blog

Fale com a Akmos Qual sua dúvida?

Envie uma mensagem