Blog

1 de October de 2020

Mulheres no topo

Você sabia que, no Brasil, as mulheres são maioria quando o assunto é a criação de novos negócios? É o que aponta o Relatório Executivo Empreendedorismo no Brasil, publicado pelo Sebrae, em parceria com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM).


Conforme o estudo, as mulheres superam os homens no caso de empreendedores iniciais, representando 14,2 milhões, enquanto os homens atingem a marca de 13,3 milhões.


Inovar é parte de empreender, mas uma parte muito importante do processo é se inspirar e aprender com quem já chegou lá. Hoje, vamos fugir do mainstream de falar sobre Steve Jobs e Mark Zuckerberg, trouxemos para vocês grandes mulheres que vão te inspirar. Conheça essas 05 mestras do empreendedorismo e veja o que você pode levar para o seu dia a dia:

 

1. Cleusa Maria

Nascida em uma família bem simples, Cleusa Maria da Silva já trabalhava desde a infância como boia-fria no interior do Paraná, onde nasceu. Mais tarde, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como empregada doméstica.


Trabalhando como doméstica, Cleusa fez o seu primeiro bolo. Com uma colega de trabalho ela aprendeu mais sobre confeitaria e começou a se interessar pela área, abrindo a primeira loja de bolos no seu próprio bairro.


O negócio deu certo, e suas receitas conquistaram mais e mais clientes, até que de Sensações Doces passou para Sodiê Doces. Atualmente, Cleusa Maria conta com uma rede presente em 13 estados brasileiros e que tem mais de 265 lojas espalhadas.

 

2. Luiza Helena Trajano

Como falar de grandes empreendedoras sem falar de Luiza Helena Trajano?


A Magazine Luiza nasceu como uma pequena rede familiar, no interior de São Paulo. Quando Luiza Helena assumiu a liderança dos negócios, durante a década de 90, a loja veio a se tornar um dos maiores varejistas do Brasil. Atualmente, a rede está presente em 16 estados e conta com mais de 740 lojas.


Os esforços deram frutos: os bens de Luiza já ultrapassam a marca de R$ 1 bilhão. Ela também detém o título de empresária de sucesso no Brasil, e é reconhecida como um grande incentivo para mulheres empreendedoras, defendendo avidamente que mulheres merecem posições de destaque no empreendedorismo.

 

3. Leila Velez e Zica Assis

Leila Velez trabalhava como atendente em uma rede de lanchonetes, e Zica Assis era doméstica. As duas foram unidas pela busca por desenvolver e fortalecer a autoestima, tanto que o projeto começou de maneira muito pessoal.


Com o tempo, elas acabaram percebendo um grande espaço no mercado, deixado por grandes marcas e criaram um produto destinado para cabelos cacheados. Assim, fundaram o salão Beleza Natural.
A demanda originou a expansão do negócio, que conta 40 unidades em funcionamento e uma fábrica de cosméticos. Atualmente, o Instituto Beleza Natural é a maior rede especializada em cabelos crespos e cacheados do Brasil. Foi dado o início da internacionalização da marca, com a abertura da primeira filial
em Nova York, nos Estados Unidos.

 

4. Paola Carosella

Talvez você a conheça do programa culinário Masterchef, mas Paola Carosella já mostrava interesse em não seguir carreira formal já aos 17 anos, quando se formou no ensino médio. Quando começou a cozinhar, Paola entregava viandas (marmitex) em escritórios de Buenos Aires. Algum tempo depois, Paola se especializou e passou por vários restaurantes, e cansada de trabalhar para outras pessoas, após 12 anos, decidiu
empreender.
Seu primeiro restaurante foi o Julia Cocina, em 2003. Depois disso, criou um dos restaurantes mais premiados de SP: Arturito.

 

5. Marcia Tozo

Mãe aos 16 anos, Márcia acabou tendo que abandonar os estudos pela maternidade.
Buscando novas maneiras de conseguir renda, ela começou a oferecer um curso online sobre a produção de “Brigadeiros Gourmet”, o curso acabou sendo um sucesso e ela ensina pessoas do Brasil inteiro a fabricar brigadeiros gourmet e oferece outros cursos de confeitaria e culinária.


Com o mercado digital, Marcia Tozo conseguiu empreender e atingir êxito.

 

Motivos para empreender

Para empreender é preciso ter iniciativa, ser persistente, planejar as ações e ter autoconfiança. Essas características devem ser desenvolvidas por qualquer pessoa que empreende  — homem ou mulher — pois essa é uma carreira muito desafiadora. Empreender é um dos pilares do desenvolvimento social e econômico
de um país, e seus benefícios são maiores do que apenas sucesso profissional.

 

Independência financeira

Alcançar a independência financeira é um dos grandes objetivos, mas esse é um processo cheio de obstáculos e vai exigir muita garra, inovação e criatividade para se diferenciar da concorrência.

 

Qualidade de vida

O trabalho árduo e um planejamento sólido geram sucesso para o empreendimento. O que oferece estabilidade ao negócio e qualidade de vida aos parceiros. Causar impacto na vida de outras pessoas
Gerar um impacto positivo na vida das pessoas é parte do processo, pois existe um
envolvimento muito grande com colaboradores e clientes.

 

Paixão pelo que faz

Esse o principal motivador, pois fornece energias para se dedicar e ir além. O que não faltam são opções para investir no seu sonho de empreender e trabalhar com o que gosta. Sentiu-se inspirado por essas histórias de sucesso e superação? 


A Akmos está aqui para poder te ajudar nessa jornada. Juntos, vamos conquistar os
seus sonhos.

Faça parte da nossa família de empreendedores e alcance os seus objetivos. Vem pra Akmos!
Saiba mais


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Materias Relacionadas

Natal é tempo de união

A Akmos deseja a você e toda a sua família um feliz Natal, cheio de sorrisos e boas perspectivas para um 2021 feliz e abençoado!

continue lendo

PROTOCOLO DE CONSUMO DOS CHÁS AKMOS

Se é pelo sabor, preço, benefícios ou todos os motivos juntos – é um fato que os chás são os queridinhos da vez. Com essências naturais, proporcionam inúmeros benefícios na

continue lendo

FIM DE ANO COM LANÇAMENTOS AKMOS

Os lançamentos da Akmos apostam em novas fórmulas com ingredientes cuidadosamente selecionados, oferecendo resultados potencializados e muitos benefícios à saúde, além de proporcionar mais praticidade, disposição e energia para você

continue lendo
Voltar para o Blog

Fale com a Akmos Qual sua dúvida?

Envie uma mensagem