Blog

1 de outubro de 2020

Mulheres no topo

Você sabia que, no Brasil, as mulheres são maioria quando o assunto é a criação de novos negócios? É o que aponta o Relatório Executivo Empreendedorismo no Brasil, publicado pelo Sebrae, em parceria com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM).


Conforme o estudo, as mulheres superam os homens no caso de empreendedores iniciais, representando 14,2 milhões, enquanto os homens atingem a marca de 13,3 milhões.


Inovar é parte de empreender, mas uma parte muito importante do processo é se inspirar e aprender com quem já chegou lá. Hoje, vamos fugir do mainstream de falar sobre Steve Jobs e Mark Zuckerberg, trouxemos para vocês grandes mulheres que vão te inspirar. Conheça essas 05 mestras do empreendedorismo e veja o que você pode levar para o seu dia a dia:

 

1. Cleusa Maria

Nascida em uma família bem simples, Cleusa Maria da Silva já trabalhava desde a infância como boia-fria no interior do Paraná, onde nasceu. Mais tarde, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como empregada doméstica.


Trabalhando como doméstica, Cleusa fez o seu primeiro bolo. Com uma colega de trabalho ela aprendeu mais sobre confeitaria e começou a se interessar pela área, abrindo a primeira loja de bolos no seu próprio bairro.


O negócio deu certo, e suas receitas conquistaram mais e mais clientes, até que de Sensações Doces passou para Sodiê Doces. Atualmente, Cleusa Maria conta com uma rede presente em 13 estados brasileiros e que tem mais de 265 lojas espalhadas.

 

2. Luiza Helena Trajano

Como falar de grandes empreendedoras sem falar de Luiza Helena Trajano?


A Magazine Luiza nasceu como uma pequena rede familiar, no interior de São Paulo. Quando Luiza Helena assumiu a liderança dos negócios, durante a década de 90, a loja veio a se tornar um dos maiores varejistas do Brasil. Atualmente, a rede está presente em 16 estados e conta com mais de 740 lojas.


Os esforços deram frutos: os bens de Luiza já ultrapassam a marca de R$ 1 bilhão. Ela também detém o título de empresária de sucesso no Brasil, e é reconhecida como um grande incentivo para mulheres empreendedoras, defendendo avidamente que mulheres merecem posições de destaque no empreendedorismo.

 

3. Leila Velez e Zica Assis

Leila Velez trabalhava como atendente em uma rede de lanchonetes, e Zica Assis era doméstica. As duas foram unidas pela busca por desenvolver e fortalecer a autoestima, tanto que o projeto começou de maneira muito pessoal.


Com o tempo, elas acabaram percebendo um grande espaço no mercado, deixado por grandes marcas e criaram um produto destinado para cabelos cacheados. Assim, fundaram o salão Beleza Natural.
A demanda originou a expansão do negócio, que conta 40 unidades em funcionamento e uma fábrica de cosméticos. Atualmente, o Instituto Beleza Natural é a maior rede especializada em cabelos crespos e cacheados do Brasil. Foi dado o início da internacionalização da marca, com a abertura da primeira filial
em Nova York, nos Estados Unidos.

 

4. Paola Carosella

Talvez você a conheça do programa culinário Masterchef, mas Paola Carosella já mostrava interesse em não seguir carreira formal já aos 17 anos, quando se formou no ensino médio. Quando começou a cozinhar, Paola entregava viandas (marmitex) em escritórios de Buenos Aires. Algum tempo depois, Paola se especializou e passou por vários restaurantes, e cansada de trabalhar para outras pessoas, após 12 anos, decidiu
empreender.
Seu primeiro restaurante foi o Julia Cocina, em 2003. Depois disso, criou um dos restaurantes mais premiados de SP: Arturito.

 

5. Marcia Tozo

Mãe aos 16 anos, Márcia acabou tendo que abandonar os estudos pela maternidade.
Buscando novas maneiras de conseguir renda, ela começou a oferecer um curso online sobre a produção de “Brigadeiros Gourmet”, o curso acabou sendo um sucesso e ela ensina pessoas do Brasil inteiro a fabricar brigadeiros gourmet e oferece outros cursos de confeitaria e culinária.


Com o mercado digital, Marcia Tozo conseguiu empreender e atingir êxito.

 

Motivos para empreender

Para empreender é preciso ter iniciativa, ser persistente, planejar as ações e ter autoconfiança. Essas características devem ser desenvolvidas por qualquer pessoa que empreende  — homem ou mulher — pois essa é uma carreira muito desafiadora. Empreender é um dos pilares do desenvolvimento social e econômico
de um país, e seus benefícios são maiores do que apenas sucesso profissional.

 

Independência financeira

Alcançar a independência financeira é um dos grandes objetivos, mas esse é um processo cheio de obstáculos e vai exigir muita garra, inovação e criatividade para se diferenciar da concorrência.

 

Qualidade de vida

O trabalho árduo e um planejamento sólido geram sucesso para o empreendimento. O que oferece estabilidade ao negócio e qualidade de vida aos parceiros. Causar impacto na vida de outras pessoas
Gerar um impacto positivo na vida das pessoas é parte do processo, pois existe um
envolvimento muito grande com colaboradores e clientes.

 

Paixão pelo que faz

Esse o principal motivador, pois fornece energias para se dedicar e ir além. O que não faltam são opções para investir no seu sonho de empreender e trabalhar com o que gosta. Sentiu-se inspirado por essas histórias de sucesso e superação? 


A Akmos está aqui para poder te ajudar nessa jornada. Juntos, vamos conquistar os
seus sonhos.

Faça parte da nossa família de empreendedores e alcance os seus objetivos. Vem pra Akmos!
Saiba mais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materias Relacionadas

Mulheres no topo

Você sabia que, no Brasil, as mulheres são maioria quando o assunto é a criação de novos negócios? É o que aponta o Relatório Executivo Empreendedorismo no Brasil, publicado pelo

continue lendo

AK Make Up: Delineado perfeito sem mistérios

A Lapiseira para Olhos AK Make Up é um produto curinga para um traçado bonito de forma prática. Veja dicas de como usá-la e faça um delineado perfeito sem complicações.

continue lendo

AK Make Up: Passo a passo de uma maquiagem para o home office

A forma como você se prepara para um dia de trabalho pode interferir diretamente na sua disposição e produtividade. Siga nossas dicas e faça uma maquiagem suave e confortável para o seu

continue lendo
Voltar para o Blog

Fale com a Akmos Qual sua dúvida?

Envie uma mensagem