Blog

12 de novembro de 2019

Novembro Azul: Sintomas, precauções e tudo que você precisa saber

A Origem

 

Conhecido mundialmente como mês de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, a campanha Novembro Azul surgiu em 2003.

Com a campanha Movember, onde dois amigos australianos Travis Garone e Luke Slattery, durante uma brincadeira num bar, criaram a regra iniciaram o projeto.

Aqui no Brasil o movimento começou em 2008, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou a campanha “Um Toque, Um Drible”.

O objetivo era quebrar o tabu referente ao exame de toque, e desde então outras empresas adotaram ações nessa época do ano.

Por todo o Brasil são promovidos eventos, palestras e ações lembrando a importância sobre a prevenção e cuidados.

 

 

Dados

 

No Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens.

A estimativa de novos casos por ano é de 68.220 (2018 – INCA) e o número de mortes supera o marco de 15.391 (2017 – INCA).

A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Dessa forma alguns dos motivos que aumentam o risco dessa doença é:

A idade também é um fator de risco, já que os índices apontam que a maioria dos casos ocorre após os 50 anos, então previna-se.

Faça exames de rotina e tenha uma alimentação e vida saudável.

 

 

Sintomas

 

Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata – (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).

Na fase avançada, pode provocar dor óssea. É importante que seja feito o acompanhamento médico para a detecção precoce de casos, a fim de aumentar as chances de efetividade do tratamento.

 

 

Precauções

 

Pesquisas demonstraram que alguns hábitos saudáveis diminuem significativamente as chances de se desenvolver câncer de próstata, e alguns deles são:

– Ter uma alimentação saudável;
– Manter o peso corporal adequado para a sua estatura;
– Praticar atividade física;
– Não fumar;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

 


 

Essas são algumas dicas e informações sobre o movimento Novembro Azul. Onde esse texto tem o objetivo de conscientizar e orientar as pessoas e principalmente os homens a realizarem os exames.

Lembrando que A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que o exame seja feito por todos os homens a partir dos 50 anos. Ressalvo os casos visto que existem antecedentes na família com a doença.

 

Cuide da sua saúde e viva uma vida livre de enfermidades e cheia de disposição e alegria!

 

Fonte: INCA


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materias Relacionadas

Mulheres no topo

Você sabia que, no Brasil, as mulheres são maioria quando o assunto é a criação de novos negócios? É o que aponta o Relatório Executivo Empreendedorismo no Brasil, publicado pelo

continue lendo

AK Make Up: Delineado perfeito sem mistérios

A Lapiseira para Olhos AK Make Up é um produto curinga para um traçado bonito de forma prática. Veja dicas de como usá-la e faça um delineado perfeito sem complicações.

continue lendo

AK Make Up: Passo a passo de uma maquiagem para o home office

A forma como você se prepara para um dia de trabalho pode interferir diretamente na sua disposição e produtividade. Siga nossas dicas e faça uma maquiagem suave e confortável para o seu

continue lendo
Voltar para o Blog

Fale com a Akmos Qual sua dúvida?

Envie uma mensagem