Blog

12 de November de 2019

Novembro Azul: Sintomas, precauções e tudo que você precisa saber

A Origem

 

Conhecido mundialmente como mês de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, a campanha Novembro Azul surgiu em 2003.

Com a campanha Movember, onde dois amigos australianos Travis Garone e Luke Slattery, durante uma brincadeira num bar, criaram a regra iniciaram o projeto.

Aqui no Brasil o movimento começou em 2008, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou a campanha “Um Toque, Um Drible”.

O objetivo era quebrar o tabu referente ao exame de toque, e desde então outras empresas adotaram ações nessa época do ano.

Por todo o Brasil são promovidos eventos, palestras e ações lembrando a importância sobre a prevenção e cuidados.

 

 

Dados

 

No Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens.

A estimativa de novos casos por ano é de 68.220 (2018 – INCA) e o número de mortes supera o marco de 15.391 (2017 – INCA).

A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Dessa forma alguns dos motivos que aumentam o risco dessa doença é:

A idade também é um fator de risco, já que os índices apontam que a maioria dos casos ocorre após os 50 anos, então previna-se.

Faça exames de rotina e tenha uma alimentação e vida saudável.

 

 

Sintomas

 

Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata – (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).

Na fase avançada, pode provocar dor óssea. É importante que seja feito o acompanhamento médico para a detecção precoce de casos, a fim de aumentar as chances de efetividade do tratamento.

 

 

Precauções

 

Pesquisas demonstraram que alguns hábitos saudáveis diminuem significativamente as chances de se desenvolver câncer de próstata, e alguns deles são:

– Ter uma alimentação saudável;
– Manter o peso corporal adequado para a sua estatura;
– Praticar atividade física;
– Não fumar;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

 


 

Essas são algumas dicas e informações sobre o movimento Novembro Azul. Onde esse texto tem o objetivo de conscientizar e orientar as pessoas e principalmente os homens a realizarem os exames.

Lembrando que A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que o exame seja feito por todos os homens a partir dos 50 anos. Ressalvo os casos visto que existem antecedentes na família com a doença.

 

Cuide da sua saúde e viva uma vida livre de enfermidades e cheia de disposição e alegria!

 

Fonte: INCA


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Materias Relacionadas

Natal é tempo de união

A Akmos deseja a você e toda a sua família um feliz Natal, cheio de sorrisos e boas perspectivas para um 2021 feliz e abençoado!

continue lendo

PROTOCOLO DE CONSUMO DOS CHÁS AKMOS

Se é pelo sabor, preço, benefícios ou todos os motivos juntos – é um fato que os chás são os queridinhos da vez. Com essências naturais, proporcionam inúmeros benefícios na

continue lendo

FIM DE ANO COM LANÇAMENTOS AKMOS

Os lançamentos da Akmos apostam em novas fórmulas com ingredientes cuidadosamente selecionados, oferecendo resultados potencializados e muitos benefícios à saúde, além de proporcionar mais praticidade, disposição e energia para você

continue lendo
Voltar para o Blog

Fale com a Akmos Qual sua dúvida?

Envie uma mensagem