Você já se perguntou sobre a diferença entre esses dois temperos populares? Embora ambos sejam comumente usados ​​na culinária, há diferenças na aparência, no sabor e no custo. Nesta postagem, vamos nos aprofundar no tópico cúrcuma versus açafrão, investigando suas características exclusivas e explorando como usá-los na culinária.

Desde suas origens, passando pelo valor nutricional, até a disponibilidade e o custo, discutiremos tudo o que você precisa saber sobre essas duas especiarias. Seja você um chef experiente ou um cozinheiro caseiro, entender a diferença entre a cúrcuma e o açafrão pode melhorar significativamente suas habilidades na cozinha.

O açafrão-da-terra tem uma longa história em muitas culturas como parte integrante da culinária e das práticas medicinais tradicionais.

A Cúrcuma, comumente conhecida como açafrão-da-terra, é nativa do Sudeste Asiático, da Índia e da Indonésia; sua raiz possui propriedades anti-inflamatórias devido à presença da cúrcuma, que pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Alguns estudos até sugerem que o ingrediente ativo tem um papel na prevenção da replicação das células cancerígenas!

A cúrcuma pode ser adicionada a tudo, desde smoothies para obter benefícios nutricionais aprimorados até máscaras faciais para um brilho natural, o que a torna um alimento básico multifuncional na Índia, na grande parte da Ásia e no Oriente Médio.

O açafrão é uma especiaria de luxo feita a partir dos estigmas secos da flor de açafrão, conhecida por sua cor vermelha profunda e sabor floral e gramíneo exclusivo. É uma das especiarias mais caras do mundo devido ao grande número de flores de açafrão necessárias para produzir uma pequena quantidade da especiaria.

O açafrão tem sido usado há séculos na culinária, principalmente em pratos mediterrâneos e indianos, acrescentando um sabor botânico distinto e um pigmento de cor amarelo-alaranjado a pratos como paellas e risotos. É predominante na medicina tradicional por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Também pode ajudar a aliviar os sintomas de depressão, ansiedade e cólicas menstruais.

O açafrão pode ser usado na culinária, adicionado ao chá ou ao café, transformado em um xarope simples e até mesmo usado como corante natural.

Complexo Cúrcuma em cápsulas Akmos| Conheça todos os benefícios

Aqui, daremos uma breve sensação nos benefícios do uso da círcuma combinado a Vitamina C – Cúrcuma Complex em cápsulas Akmos – um suporte natural eficaz para suas aúde:

– Cúrcuma e seus efeitos positivos nas articulações – A cúrcuma é o principal constituinte considerado responsável pelas propriedades curativas da cúrcuma. A cúrcuma tem um longo histórico de apoio à saúde das articulações no mundo ocidental, mas também na medicina ayurvédica e na medicina tradicional chinesa. Muitos estudos já sentiram que a cúrcuma pode ajudar a reduzir a dor, a inflamação e a tensão, especialmente em problemas inflamatórios nas articulações, como a artrite.

A Cúrcuma também demonstrou uma atividade antioxidante significativa, o que é fundamental para a saúde das articulações. Os radicais livres potencialmente prejudiciais são produzidos como um subproduto natural das muitas reações que ocorrem em seu corpo todos os dias. Esses radicais livres podem causar danos e destruição dos tecidos das articulações, como a cartilagem. Seu corpo usa antioxidantes para “limpar” os radicais livres à medida que eles são produzidos, o que ajuda a evitar danos aos tecidos corporais. Portanto, é fundamental garantir um suprimento dietético constante de antioxidantes, como a cúrcuma, todos os dias, para proteger a saúde de suas articulações.

– Vitamina C e síntese de colágeno – A vitamina C é um nutriente incrível que está presente em todo o corpo, até em cada célula! Ela também é essencial para a formação de colágeno em todo o corpo. O colágeno é a proteína mais abundante em nosso corpo e pode ser descrita como a “cola” que ajuda a unir tudo. Ele é encontrado em nossos tendões, cartilagens, músculos, ossos, vasos sanguíneos e pele. À medida que envelhecemos, a produção de colágeno do corpo pode diminuir, o que pode causar rugas, flacidez da pele e enfraquecimento da cartilagem das articulações. Portanto, a vitamina C é um componente importante a ser incluído em qualquer fórmula voltada para a saúde e a manutenção das articulações.

Essa combinação perfeita da Cúrcuma e da Vitamina C

Observações e Contra-indicações

Para que você conte com todo o potencial do Cúrcuma, associe a ingestão do mesmo com alguma gordura boa, de preferência após a refeição, para a melhor absorção do suplemento.

Não faça o uso desse suplemento se você fizer o uso de antiagregantes plaquetários, anticoagulantes, heparina de baixo peso molecular e agentes trombolíticos.

As gestantes devem fazer o uso do Complexo Cúrcuma em cápsulas Akmos somente com orientação médica ou do complicado-dentista.

Fontes:

https://www.nutriadvanced.co.uk/news/why-you-should-take-turmeric-with-vitamin-c-d/