A maioria de nós está acostumada a colocar um ou dois raminhos de alecrim em nosso jantar assado, mas, além da conexão culinária, acredita-se que seja uma erva muito versátil com benefícios de bem-estar e beleza também.

Popularmente conhecido por ser uma erva culinária, o alecrim é da família das mentas e é usado na medicina tradicional há séculos. O óleo essencial de alecrim tem uma fragrância amadeirada e é considerado um dos pilares da aromaterapia. No entanto, o óleo de alecrim tem uma ampla gama de usos, desde o tratamento de doenças e dores até a promoção do crescimento do cabelo, tornando-o benéfico em sua casa.

Há muitos comentários online sobre os supostos benefícios do óleo de alecrim para o cabelo, mas o que ele realmente faz e como usá-lo? Vamos nos aprofundar nos detalhes neste artigo.

Como utilizar o Óleo de Alecrim na aromaterapia?

Usado na aromaterapia, o óleo de alecrim ajuda a reduzir os níveis de estresse e a tensão nervosa, aumentar a atividade mental, estimular a clareza e a percepção, aliviar a fadiga e apoiar a função respiratória. É usado para melhorar o estado de alerta, eliminar humores negativos e aumentar a retenção de informações, aumentando a concentração. O aroma do óleo essencial de alecrim estimula o apetite e também é conhecido por reduzir o nível de hormônios nocivos do estresse que são liberados quando envolvidos em experiências tensas. A inalação do óleo de alecrim estimula o sistema imunológico estimulando a atividade antioxidante interna, que por sua vez combate as doenças causadas pelos radicais livres e alivia a garganta e a congestão nasal ao limpar o trato respiratório.

O aroma refrescante e energizante do Óleo Essencial de Alecrim pode ser diluído em água e utilizado em ambientadores naturais caseiros para eliminar odores desagradáveis tanto do ambiente quanto dos objetos. Quando adicionado a receitas de velas perfumadas caseiras, pode funcionar da mesma maneira para refrescar o aroma de um ambiente.

COSMÉTICO: Estimulante, Analgésico, Antiinflamatório, Antisséptico, Antifúngico, Antibacteriano, Adstringente, Desinfetante, Antioxidante.

ODOROSO: Antiestresse, Melhora da cognição, Psicoestimulante, Estimulante, Descongestionante.

MEDICINA: Antibacteriano, Antifúngico, Desintoxicante, Analgésico, Anti-inflamatório, Carminativo, Laxante, Descongestionante, Antisséptico, Desinfetante, Antisséptico, Antinociceptivo.

Óleo de Alecrim – Full Focus – e as Diversas Formas de Uso

Diluído e usado topicamente, o óleo essencial de alecrim é conhecido por estimular o crescimento do cabelo, reduzir a dor, aliviar a inflamação, eliminar dores de cabeça, fortalecer o sistema imunológico e condicionar o cabelo para torná-lo saudável. Usado em uma massagem, as propriedades desintoxicantes do óleo de alecrim podem facilitar a digestão saudável, aliviar flatulência, inchaço e cólicas e aliviar a constipação. Por meio da massagem, esse óleo estimula a circulação, o que permite que o corpo absorva melhor os nutrientes dos alimentos. Em cosméticos para o cuidado do cabelo, as propriedades tônicas do óleo essencial de alecrim estimulam os folículos pilosos para alongar e fortalecer o cabelo, retardando o envelhecimento do cabelo, evitando a queda de cabelo e hidratando o couro cabeludo seco para aliviar a caspa. Tradicionalmente, sabe-se que o óleo de alecrim combinado com o azeite de oliva em um tratamento capilar com óleo quente escurece e fortalece o cabelo. As propriedades antimicrobianas, antissépticas, adstringentes, antioxidantes e tônicas deste óleo o tornam um aditivo benéfico em produtos para cuidados com a pele destinados a acalmar ou mesmo tratar pele seca ou oleosa, eczema, inflamação e acne. Eficaz para todos os tipos de pele, este óleo rejuvenescedor pode ser adicionado a sabonetes, sabonetes faciais, máscaras faciais, tônicos e cremes para obter uma pele firme, porém hidratada, que parece ter um brilho saudável e livre de marcas indesejadas.

Conclusão

O óleo essencial de alecrim é um dos pilares da aromaterapia, não apenas por seu cheiro agradável, mas também porque é capaz de acalmar o corpo enquanto energiza a mente. Os benefícios medicinais e de saúde do óleo de alecrim são isentos de efeitos colaterais, tornando-o um ótimo complemento para o seu kit de primeiros socorros. E o que você acha? Já se aventurou no mundo da aromaterapia e aproveitou benefícios do óleo essencial de Alecrim? Se ainda não, esse é o seu sinal para começar a contar com os mil e um benefícios do Full Focus – Óleo de Alecrim.