15 dicas de como vender mais no Instagram e aumentar o lucro

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Tempo de leitura: 8 minutos

O Instagram se tornou um campo fértil para revendedores alavancarem suas vendas. Descobrir e testar estratégias para vender mais no Instagram é uma excelente forma de impulsionar os resultados do seu negócio e construir sua reputação no meio online.

Se você quer dicas sobre o que fazer para aumentar as vendas no Instagram, saiba que encontrou o conteúdo certo! Selecionamos as 15 melhores estratégias para vender mais na rede social utilizada por mais de 113,5 milhões de usuários brasileiros ativos.

As recomendações de hoje vão desde otimizar o perfil até aplicação de técnicas avançadas de storytelling em legendas. Prepare-se para  transformar suas postagens em oportunidades de vendas lucrativas. Confira a seguir!

1) Escolha uma foto de perfil nítida

A primeira impressão conta, principalmente nas redes sociais. Portanto, tenha uma foto de perfil nítida e convidativa que reflete a essência do seu negócio. Pode ser uma foto sua em que é possível ver com clareza o seu rosto ou a sua logomarca – se for esse o caso, cuide para que o símbolo esteja no tamanho correto, de fácil visualização no celular.

2) Apresente informações chamativas na bio

Em poucas palavras, destaque o que torna a sua revenda única. Use o espaço da bio para comprovar sua eficiência e oferta, como número de clientes atendidos, tipos de suplementos em estoque e o nome de marcas influentes que você revenda, como a Akmos. Você ainda pode utilizar emojis para organizar as informações e dar um toque divertido e pessoal ao texto.

3) Escolha um link estratégico na bio

Direcione seus seguidores para o seu principal canal de revenda, seja em uma plataforma de e-commerce, site próprio ou conversa no WhatsApp. E se você estiver com uma oferta especial de produto por meio de uma página diferente, utilize um agregador de links para que o visitante do seu Instagram consiga acessar todos os URLs importantes de uma só vez.

4) Planeje conteúdo de valor para seus compradores

Crie conteúdo relevante para seu público-alvo oferecendo dicas de bem-estar, beleza e saúde. Você pode mostrar como os produtos Akmos são enviados ao cliente, por exemplo. Ou ainda, sanar as dúvidas mais frequentes da sua clientela em formato de vídeos, carrossel e imagens ou lives.

Mulher fotografando uma selfie.

Para ter mais ideias de conteúdos de venda que podem viralizar e trazer mais compradores para o seu Instagram, é importante pesquisar o que a concorrência está postando, buscar os assuntos em alta por ferramentas como Google Trends e se planejar com a ajuda da inteligência artificial, como ChatGPT e Bard.

5) Faça um uso inteligente das hashtags

Pesquise e use hashtags populares relacionadas à saúde e bem-estar para ampliar o alcance de suas postagens. Lembre-se de que as hashtags são usadas em redes sociais para categorizar conteúdos e torná-los mais facilmente encontráveis por outros usuários interessados no mesmo tema.

Utilize aplicativos como RiteTag para escolher as melhores hashtags com base em palavras-chave relacionadas ao conteúdo a ser postado e evite colocar mais de 10 hashtags na mesma legenda para não comprometer o engajamento.

6) Conte histórias cativantes

Use o recurso de Stories para compartilhar momentos que te aproximem do público e gerem conexão de confiança e autoridade com ele. Você pode:

  • mostrar os bastidores da sua revenda como os momentos de estudo sobre produtos de beleza e bem-estar;
  • participação em eventos;
  • depoimentos de clientes satisfeitos;
  • tutoriais de como comprar com você;
  • e conteúdo interativo para gerar curiosidade sobre os próximos lançamentos na sua loja de revenda.

7) Responda rapidamente seus clientes

Um bom comerciante está sempre atento às necessidades da sua clientela e, nas redes sociais, isso se repete! Organize suas tarefas do dia para que haja momentos em que você esteja livre para conferir as mensagens diretas e comentários no perfil do Instagram. Responder prontamente ajuda a construir relacionamentos saudáveis entre revendedores e (possíveis) consumidores.

8) Faça enquetes e perguntas

O Instagram oferece diversas formas de interação, seja pelo Stories ou postagens no Feed. Interaja com seu público usando enquetes e perguntas para entender suas necessidades e desejos, recolher feedbacks e entender o perfil de visitantes que encontram o seu perfil na rede social.

Empreendedora usando o celular

9) Faça ofertas exclusivas para seguidores

Crie promoções especiais para seus seguidores, incentivando a compra através do Instagram. Há diversas maneiras de fazer isso, seja oferecendo um cupom para quem enviar mensagem no privado ou criando uma lista de Melhores Amigos nos Stories para divulgar a promoção apenas para os clientes que postam conteúdo sobre os produtos lucrativos que você revendeu e marcam o seu perfil.

10) Busque colaborações com influenciadores

Parcerias com influenciadores relevantes podem aumentar sua visibilidade e credibilidade como revendedor de produtos de saúde, bem-estar e beleza.

Mas, atenção: estude o perfil do(a) influencer que você pretende contratar antes de fechar negócio. Quanto mais próximo for o estilo de vida do influenciador com o propósito da sua marca, mais chances você tem de atrair o tipo certo de cliente.

11) Estipule um padrão visual coeso

Mantenha uma estética visual consistente para criar uma identidade única como revendedora de suplementos. Caso o seu orçamento não te permita contratar um profissional experiente para criar as artes digitais, experimente utilizar ferramentas de IA que gerar conteúdo visual a partir de simples comando de texto, como DALL-E e Mindjourney.

12) Crie vídeos atraentes de curta duração

O Instagram faz parte da era de redes sociais que estimulam o imediatismo. Logo, é fundamental criar vídeos curtos e envolventes para apresentar produtos, contar histórias e fornecer dicas. Para melhorar os resultados, replique trends e músicas em alta que tenham a ver com a sua marca.

13) Fique de olho nas métricas do Instagram

Utilize as ferramentas de análise do Instagram para entender o desempenho de suas postagens. Para saber se você está no caminho certo de vender mais na rede social, não basta o número de compras finalizadas. Confira periodicamente quais conteúdos aumentaram o engajamento no seu perfil e aumentaram a visibilidade dos produtos em estoque.

14) Mantenha regularidade nas postagens

Seguir uma programação consistente de postagens é uma das regras de ouro para manter o interesse do seu público e vender mais no Instagram. Uma forma de tornar essa tarefa mais fácil é criar um planejamento mensal de conteúdos, assim você não perde tempo procurando temas para postar no dia.

Empreendedora planejando conteúdo.

15) Faça anúncios no Instagram Ads

Toda conta comercial no Instagram tem a opção de criar anúncios pagos por meio do Facebook Ads. Assim, você consegue criar campanhas de envolvimento para aumentar a relevância do seu perfil e campanhas de conversão, para encontrar públicos específicos que podem se interessar pelos seus produtos e comprá-los.

A evolução é a chave do sucesso de todo empreendedor que deseja se diferenciar. Ao seguir essas dicas, você estará mais próximo de se tornar um mestre na arte de vender no Instagram. Essa rede social pode ser uma ferramenta poderosa que te ajudará a transformar seguidores em clientes fiéis.

Explore, experimente e divirta-se enquanto expande o alcance da sua revenda no mundo digital. E se você gostou do conteúdo de hoje, continue acompanhando o blog da Akmos para mais insights valiosos!

Fontes:

TechTudo

mLabs

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