DICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Dica

É muito importante manter uma gestão financeira pessoal para a concretização de sonhos e projetos à curto, médio e longo prazo. Aqui vamos abordar algumas dicas que podem te ajudar nisso de maneira estratégica e responsável.

A primeira coisa é você refletir e responder a esta pergunta da forma mais sincera possível:

Quais são os seus sonhos e o que você tem feito para conquistá-los?

Ter isso em mente te ajudará a fazer um planejamento mensal sobre quanto precisará poupar até atingir este objetivo, por essa razão, é muito importante criar metas claras.

CONSUMO CONSCIENTE

Diariamente somos bombardeados por propagandas e anúncios não somente no ambiente online, mas fora dele também: ao andar nas ruas, passear no shopping, ir ao cinema, e vários outros lugares.

Nesse momento, é importante que você saiba distinguir o que é um consumo motivado por desejo e o que é um consumo motivado pela necessidade.

Saber dizer “não” aos seus impulsos te ajudará a economizar bastante para a realização dos seus projetos.

ORÇAMENTO PESSOAL E FAMILIAR

Criar o hábito de gerir os seus gastos mensais através de uma planilha é de grande importância para que seja possível planejar e priorizar os seus projetos, administrar possíveis imprevistos e organizar as suas dívidas equilibrando despesas e receitas.

USO CONSCIENTE DO CRÉDITO

O crédito pode ser compreendido como uma fonte de recursos que não são seus, mas permite que você adquira um bem ou serviço de forma mais acessível. Como exemplo temos o cheque especial, cartão de crédito, empréstimo, financiamento e outros.

Nesse caso, o “segredo” é você avaliar bem qual é a melhor alternativa, entender as taxas de juros e nunca fazer uma contratação de crédito que você não vá conseguir pagar à longo prazo.

POUPANÇA E INVESTIMENTO

Por último, e não menos importante, é entender que as suas despesas precisam ser menores que as suas receitas. Essa é a forma mais estratégica para você conseguir acumular valores que te permitem ter mais qualidade de vida.

Uma boa opção é você optar em “guardar” o seu dinheiro na poupança ou fazer um investimento.

É importante você saber qual é o seu perfil de investidor para avaliar melhor os riscos, liquidez e rentabilidade da oportunidade.

E lembre-se: ao iniciar um investimento é essencial acompanhar o desempenho das suas aplicações para reavaliar as suas estratégias em caso de alguma mudança de contexto.

Aproveite que 2022 está só começando e comece HOJE a ser protagonista dos seus sonhos!

Destaques