Suplemento alimentar: Para que serve e quem precisa usar?

Saúde

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando um cliente em potencial se depara com um revendedor de suplementos, há uma pergunta que frequentemente ecoa em suas mentes: “Suplemento alimentar, para que serve?”.

Ter a capacidade de fornecer uma resposta completa e esclarecedora a essa pergunta pode ser o diferencial que levará seus clientes a confiar em você como um especialista em saúde e bem-estar. Seu conhecimento sobre os benefícios dos suplementos não apenas impulsionará suas vendas, mas também o destacará no mercado.

Entrevistamos a nutricionista especializada em desinflamação Beatriz Caleffi (Instagram @biacaleffi) a fim de nos aprofundarmos no mundo dos suplementos alimentares. No artigo de hoje, vamos explicar para que servem e por que revendedores como você devem se aprofundar nesse conhecimento para atender às expectativas de seus clientes. Confira!

É verdade que qualquer pessoa pode tomar suplementos alimentares? Há contraindicações?

Beatriz Caleffi: Sim, qualquer pessoa pode tomar suplemento alimentar. O mais importante é entender qual é a necessidade de cada um. Então, se você tem uma rotina muito corrida, é possível que não consiga bater as metas diárias de vitaminas. É por isso que entramos, por exemplo, com o whey protein.

E se você é uma pessoa que há muito tempo não faz um exame de sangue, pode ser que tenha uma deficiência de ferro, vitamina B12 e aí é necessário suplementar aquilo que falta para, depois, vir com a cereja do bolo, que pode ser outros ativos que vão melhorar a sua performance e resultados estéticos. Mas, primeiro, sempre suprir aquilo que é a base, o que é individual.

Imagem ilustrativa de suplementos alimentares

Qual é a diferença entre suplementos sintéticos e naturais? É correto dizer que um é mais saudável do que o outro?

Beatriz Caleffi: A diferença é que as vitaminas naturais são extraídas de alimentos, enquanto as vitaminas sintéticas são formuladas em processos laboratoriais. As duas podem ser utilizadas.

Dica da Akmos: Vale complementar que a escolha entre eles deve levar em conta a qualidade e a biodisponibilidade dos nutrientes. Portanto, não é necessariamente uma questão de “melhor” ou “pior”, mas sim de escolher o mais adequado às necessidades da pessoa.

Como a idade, sexo e estilo de vida de uma pessoa afetam suas necessidades de suplementação?

Beatriz Caleffi: A idade, o sexo e o estilo de vida de uma pessoa vão afetar [a carência do indivíduo] porque em cada momento de vida nós temos uma demanda maior. Então, por exemplo, um médico plantonista vai precisar mais de certas vitaminas do que uma pessoa com estilo de vida mais tranquilo.

Dica da Akmos: Nossos revendedores, por exemplo, já atenderam diversos casos em que atletas e pessoas com dietas restritivas buscavam suplementação diferenciada para garantir que todas as necessidades nutricionais fossem atendidas.

Existe um momento específico do dia para tomar suplementos alimentares? Eles podem substituir refeições?

Beatriz Caleffi: Sim, tem momentos ideias para cada suplemento. A suplementação de ferro é mais interessante após o almoço junto com uma combinação de vitamina C, porque ela potencializa a absorção do ferro. A mesma coisa serve para outras vitaminas.

Imagem ilustrativa de planejamento alimentar

Por isso é tão interessante você ter um acompanhamento nutricional para saber o horário das suas refeições, como encaixar cada nutriente para que ele possa ser melhor absorvido.

“Suplementos alimentares engordam”. Isso é um mito?

Beatriz Caleffi: Nenhuma vitamina é capaz de fazer engordar ou emagrecer. Já os suplementos alimentares como whey protein, albumina e hipercalóricos podem causar esse tipo de efeito. Eles são usados para complementar a refeição, mas as vitaminas não!

Quais são os riscos associados ao uso inadequado de suplementos alimentares?

Beatriz Caleffi: Os riscos associados são hipervitaminose, quando a pessoa usa suplemento em excesso. Ela pode sobrecarregar o corpo e a maioria das vitaminas, quando excedentes, são excretadas pela urina. Então, a pessoa acaba jogando dinheiro fora.

Imagem ilustrativa de automedicação

Dica da Akmos: A automedicação pode levar a deficiências de outros nutrientes essenciais. Portanto, a orientação de um profissional de saúde, como um nutricionista, é fundamental para evitar riscos e garantir que a suplementação seja sempre benéfica!

À medida que a conscientização sobre a importância da saúde cresce, o interesse por esses produtos também aumenta. E é aí que entra o revendedor. Por isso, é crucial que você esteja sempre atualizado com informações precisas e confiáveis.

Consulte especialistas, estude os produtos que você oferece e esteja disposto a aprender e crescer constantemente. Afinal, quando se trata de suplementos alimentares e produtos de saúde, bem-estar e beleza, o conhecimento é o seu melhor aliado! Com a Akmos ao seu lado, você tem a oportunidade de oferecer produtos de alta qualidade, desenvolvidos com cuidado e pesquisa, aprimorando ainda mais sua credibilidade e seu sucesso como revendedor.

Gostou do conteúdo? Veja também 11 opções de suplemento alimentar para emagrecer com saúde!

Destaques