A coenzima Q10 (CoQ10) é um nutriente naturalmente produzido pelo corpo e também pode ser obtida através da dieta, especialmente em alimentos como carne, peixe e nozes. Este composto é crucial para a saúde celular e desempenha um papel essencial na produção de energia no organismo. Mas será que a coenzima Q10 tem outros benefícios além de fornecer energia?

Analisamos as pesquisas científicas mais recentes para descobrir se ela realmente auxilia no combate aos radicais livres, se é eficaz no tratamento de doenças cardíacas e se pode ajudar a melhorar a saúde da pele e cabelo.

Neste artigo, vamos explorar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre o uso da coenzima Q10 e dicas importantes para quem é revendedor de suplementos e deseja responder às dúvidas mais frequentes sobre a suplementação de CoQ10. Confira!

O que é a coenzima Q10 e como ela funciona?

Também chamada de ubiquinona, a coenzima Q10 é uma molécula lipossolúvel que está presente em todo nosso corpo, mais especificamente nas mitocôndrias – as “fábricas de energia” das nossas células.

Ela desempenha um papel fundamental na produção de adenosina trifosfato (ATP), a molécula que fornece energia para as atividades celulares, e também como um antioxidante poderoso.

Explicaremos a seguir como a CoQ10 desempenha essas duas tarefas tão bem: fornecer energia e proteger as células como antioxidantes.

Geração de energia

A principal função da Coenzima Q10 é participar da cadeia de transporte de elétrons, um processo que ocorre dentro das mitocôndrias e é responsável por gerar adenosina trifosfato, ou ATP, que é a principal fonte de energia das células.

Imagem ilustrativa de atividade física

Sem a CoQ10, esse processo não ocorreria de maneira eficiente, levando a uma diminuição na produção de energia que proporciona o funcionamento dos músculos e nervos, por exemplo.

Função de defesa

A radiação UV, o estresse e as toxinas ambientais podem aumentar o número de radicais livres no corpo humano. Se a concentração for muito alta, os radicais livres levam ao estresse oxidativo, danificando as células, promovendo a inflamação e acelerando o envelhecimento da pele e de várias doenças crônicas.

A CoQ10 atua como um antioxidante nesse processo, ou seja, um “varredor” de radicais livres, neutralizando essas moléculas instáveis e ajudando a manter a integridade das células. É por isso que essa substância é tão essencial para uma saúde forte e uma aparência mais plena.

Benefícios da coenzima Q10 para a saúde geral

Agora que compreendemos para que serve a coenzima Q10, veja os principais benefícios desse nutriente que reforçam a recomendação médica para mantê-lo sempre em nível equilibrado no organismo para uma boa saúde.

A coenzima Q10 e a saúde do coração

Um dos principais benefícios da Coenzima Q10 é o suporte à saúde cardiovascular. Ela auxilia na produção de energia do músculo cardíaco, fortalecendo-o e promovendo um coração mais forte.

Soma-se isso, o fato de que a CoQ10 tem demonstrado reduzir a pressão arterial ao prevenir a formação de placas de gordura, melhorar a função endotelial e reduzir a inflamação, contribuindo para um sistema circulatório mais saudável.

Estudos científicos ainda demonstram que a inclusão da coenzima Q10 na rotina de suplementação pode ser especialmente benéfica para a saúde das artérias, o que é um fator chave para evitar complicações associadas a insuficiência cardíaca, insuficiência renal, danos no fígado e infarto.

Imagem ilustrativa de paciente em consulta com cardiologista

Coenzima Q10 e produção de energia

Como dissemos anteriormente, a Coenzima Q10 ajuda a converter os nutrientes dos alimentos em ATP, a forma de energia que nossas células utilizam. Isso pode resultar em mais vigor, resistência e disposição, além de auxiliar na redução da fadiga e no aumento do desempenho físico.

Portanto, é válido dizer que a coenzima Q10 melhora a sua disposição durante os treinos e, indiretamente, aumentando a queima de gordura corporal. No entanto, ainda não existem estudos conclusivos que comprovem que a CoQ10 atue diretamente no emagrecimento – então, deixe isso bem claro na hora de apresentar opções de suplementos com coenzima Q10 aos seus consumidores!

Coenzima Q10 e saúde da pele

A pele que parece jovem e enérgica geralmente contém altos níveis de Q10. Isso ocorre porque a energia criada com a ajuda desse nutriente pode reparar e regenerar mais rapidamente a pele, o que contribui para uma tez radiante.

Por outro lado, à medida que os anos passam e a pele envelhece naturalmente, os nossos níveis de produção da CoQ10 tendem a diminuir. Por isso, é comum a indicação de suplementação dessa substância por nutricionistas e médicos para quem tem mais idade.

Imagem ilustrativa de prevenção ao envelhecimento precoce

Por ser um antioxidante importante, a Coenzima Q10 evita os sinais de envelhecimento da pele induzidos pela exposição solar sem proteção, como linhas finas, rugas, hiperpigmentação e manchas escuras.

Além disso, ela é capaz de preservar a produção de colágeno, mantendo a elasticidade da pele, aumentando a defesa celular, protegendo órgãos delicados e fortalecendo os ossos, os tendões e as articulações.

Como incluir a coenzima Q10 em sua dieta

Se por um lado a Coenzima Q10 é produzida naturalmente pelo corpo, por outro ela também pode ser obtida através da alimentação. Ainda que existam alguns alimentos ricos nesse nutriente (lista abaixo), a quantidade de CoQ10 obtida através da dieta é geralmente insuficiente para observar a manifestação de todos os seus benefícios.

Lista de alimentos ricos em CoQ10:

Imagem ilustrativa de suplemento CoQ10 Akmos

A suplementação de coenzima Q10 se torna uma recomendação médica para diversos casos. E você, como revendedor de produtos para a saúde e o bem-estar, deve estar atento às melhores fórmulas presentes no mercado. Saiba mais acessando nossa loja online!

Suplementos de coenzima Q10: como escolher?

A utilização de suplementos de Coenzima Q10 é uma maneira eficaz de garantir a obtenção dos benefícios desse nutriente. No entanto, ao escolher um suplemento para revenda, é importante procurar por produtos de alta qualidade.

Certifique-se de que o suplemento seja fabricado por uma empresa confiável e experiente. Veja também se o produto contém CoQ10 na forma de ubiquinol ou ubiquinona, as formas mais facilmente absorvíveis dessa substância.

Outra opção de fórmula é aquela em que suplemento traz a coenzima Q10 associada a outras vitaminas e minerais, como os polivitamínicos ou multivitamínicos.

Possíveis efeitos colaterais e precauções da coenzima Q10

A Coenzima Q10 é bem tolerada na suplementação e não apresenta efeitos colaterais significativos quando usada corretamente. No entanto, em alguns casos, podem ocorrer efeitos adversos leves, como distúrbios digestivos, tontura, sensibilidade à luz, irritabilidade e dor de cabeça.

Como com qualquer suplemento, é imprescindível consultar um profissional de saúde antes de começar a usá-lo. Faça esse lembrete à sua clientela, especialmente se você estiver atendendo uma mulher grávida, que está amamentando ou se a pessoa está tomando medicamentos.

Quem pode tomar Coenzima Q10?

Como revendedor(a) de produtos de saúde e beleza, você não apenas deve oferecer produtos de alta qualidade, mas também se tornar um(a) embaixador(a) do bem-estar. O que faz da Coenzima Q10 é uma escolha sábia para aqueles que desejam combater:

A deficiência dessa coenzima também é uma motivação comum que leva à procura da suplementação, principalmente pelos vegetarianos e veganos, uma vez que eles não consomem os alimentos que possuem maior concentração de coenzima Q10, como carnes vermelha e branca.

Mas, atenção: a suplementação de coenzima Q10 deve ser feita de uma a duas vezes por dia, durante ou logo após uma refeição, pois ela é lipossolúvel assim como a vitamina D e K2.

Imagem ilustrativa de uma mesa com prato saudável e colorido

Caso a ingestão desse nutriente não seja feita junto com a digestão do café da manhã, almoço ou jantar, o organismo não consegue absorvê-lo completamente e cerca de 60% da CoQ10 é eliminada nas fezes. Ou seja, evite tomar a coenzima Q10 em jejum!

Em contrapartida, o grupo de consumidores de suplementos que devem evitar produtos com coenzima Q10 sem acompanhamento profissional inclui crianças, pessoas com doenças nos rins ou fígado, pacientes oncológicos e quem toma remédios hipoglicemiantes, varfarina ou teofilina.

O que você achou deste artigo? Compartilhe conosco seus pensamentos e perguntas nos comentários. Afinal, sua saúde e a dos seus clientes são a nossa maior preocupação.

Continue seu aprendizado conferindo o artigo em que listamos 9 produtos para revender com 100% de lucro!

Fontes:

DE MOURA, E. K. S.; SILVA, E. C. O.; FIDELIX, M. S. P. Suplementação nutricional da coenzima q 10: dose terapeutica, custo e beneficio. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 9, n. 05, p. 14889–14898, 2023.

TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. StatPearls Publishing: Coenzyme Q10. 

BAHTT, N, Kunal; BUTLER, Javed. Myocardial Energetics and Heart Failure: a Review of Recent Therapeutic Trials. Current Heart Failure Reports. Vol.15. 3.ed; 191-197, 2018.

Dra Larissa Diniz

Tua Saúde 

Dr Juliano Teles